NOTÍCIAS

Comemoração do dia E com a presença de Shakira

18:15:00 Jonas Schell 3 Comments


Personalidades da cultura hispânica, como Isabel Allende, Ricardo Darín e Shakira, uniram-se para convidar hispânicos de todo o mundo a celebrar neste sábado a terceira edição do Dia E da língua espanhola, promovido pelo Instituto Cervantes.

Trata-se da "festa de todos os que falam espanhol", explica a escritora chilena Isabel Allende em um vídeo que pode ser acessado no site do Instituto Cervantes.

O ator argentino Ricardo Darín propõe a votação no site www.eldiae.es da palavra favorita em espanhol deste ano, ação na qual já participaram mais de 100 mil pessoas de 139 países, segundo o Cervantes.

"Cada um propõe uma palavra para que todos votem qual a que mais gostam", explica.
Como faz há três anos, o Instituto Cervantes divulgará no sábado qual palavra em espanhol foi a mais votada pelos internautas de todo o mundo entre as mais de 30 propostas por personalidades de língua hispânica.

Entre elas encontram-se o prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa, a ex-bailarina cubana Alicia Alonso, o cantor Alejandro Sanz, o escritor chileno Antonio Skármeta, o jogador de futebol uruguaio Diego Forlám, o ator espanhol Antonio Banderas, o mexicano Gael García Bernal, o cantor colombiano Chayanne e o técnico de futebol espanhol Vicente del Bosque, entre outros.
Cerca de 500 milhões de pessoas falam espanhol no mundo atualmente e "em 2050 seremos mais de 600 milhões", lembra o vídeo.

O Instituto Cervantes celebrará na ocasião, em seus 78 centros culturais, situados em 44 países com a já tradicional "chuva de palavras" e outras atividades culturais, entre as quais encontram-se uma leitura coletiva das obras de Vargas Llosa com sua presença no Cervantes de Pequim e um show da mexicana Julieta Venegas em Bordeaux (sudoeste da França).

O Prêmio Nobel peruano está fazendo uma visita à China e Japão desde terça-feira até 24 de junho.

O Instituto Cervantes, entidade pública espanhola dependente do ministério de Relações Exteriores, foi criado em 1991 para impulsionar o ensino da língua espanhola e da cultura espanhola e hispano-americana.

Fonte: AFP

3 comentários:

  1. I found your article and links shared very nice and fun ... ♥
    You have to spend very important point here in this blog. Tombstone Monuments | Headstones Tombstone

    ResponderExcluir
  2. Pretty eye-catching plus helpful site is made by site user I enjoy exactly how with offer her perspective by using targeted traffic. I'd prefer to return during this site often.
    Übersetzungsbüro
    Übersetzungsbüro englisch deutsch
    Deutsch englisch Übersetzer

    ResponderExcluir

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!