CURIOSIDADES

Shakira e She Wolf nas listas do Portal Vagalume

É claro que não é novidade para nenhum fã, ver a nossa diva nas listas TOP do Portal Vagalume. Mas, não deixaríamos de registrar aqui no "Blog da Shakira" este maravilhoso fato. Continue ajudando a nossa diva a dominar estes índices.


  • TOP ARTISTAS: 16 - Shakira
  • TOP ÁLBUNS: 21 - She Wolf
Fonte: Portal Vagalume

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

As novidades de 2010 para a cantora Shakira

Depois de está confirmadíssima para o Mundial da Copa na África do Sul e de está participando da música "Ay Haití". Shakira não pára de inovar em maneiras de divulgar o seu trabalho artístico e realizar o seu maravilhoso trabalho social.

A cantora que foi recebida e homenageada por diversas celebridades políticas e religiosas, encontra-se em duas megas listas de nomes renomados para 2010.

Estando na lista das mulheres que provavelmente irão alcançar os melhores faturamentos neste ano e na lista das mulheres famosas mais sexys do mundo, a nossa cantora é prova que é muito mais que um belo rosto encima de um palco.

É verdade que Shakira sempre revolucionou o modo de realizar a divulgação e propaganda de seu trabalho artístico, já que divulgou publicamente sua opinião sobre o download de arquivos pela internet. Mas, seu trabalho social já é marca registrada em sua carreria, e este ano, não será para menos, com muitos projetos sociais espalhados pelo mundo, a cantora e sua equipe prometem muitas atitudes ainda maiores para a busca da educação e do fim da miséria.

Um verdadeiro orgulho para todos nós! Pois a nossa diva, poderia gastar toda a sua fortuna em vestidos, cozinheiros, produções, e não ligar para o restante do planeta. Mas não é assim que as coisas funcionam com a nossa diva Shakira, que sempre esteve muito atenta e interessada na solução de problemas sociais em sua terra natal e pelo restante do mundo.

Não esqueça de deixar um comentário sobre o que você acha da cantora Shakira e seu trabalho!


0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

FOTOS,

Shakira cheira salsichas na TV

É isso mesmo pessoal! Anossa diva não criou cerimônia para conhecer o cheiro de outras culturas.

A cantora Shakira foi uma das atrações do tradicional programa Wetten Dass, transmitido na Áustria e Alemanha, em gravação realizada em Salzburg, nesse final de semana.

Como boa convidada, a colombiana ainda conheceu um pouco da cultura local e cheirou um pote com salsichas típicas da região. Além de Shakira, o programa recebeu também o grupo The Gossip, liderado pela performática vocalista Beth Ditto.

Veja os melhores momentos:


Fonte: Portal Terra Diversão

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

Shakira confessa que faz terapia para lidar com a fama

A nossa diva Shakira assumiu que teve de fazer terapia para aprender a lidar com a fama. A queridíssima colombiana faz terapia desde 2001 e diz que é para continuar.

"A terapia ajudou-me muito em cada aspecto da minha vida". Admitiu a cantora, em declarações à revista britânica "Fabulous".

"O meu terapeuta explicou-me por que motivo me comporto de certa maneira e ensinou-me a não me sentir tão pressionada".

Como já sabemos Shakira aos 33 aninhos é uma das grandes estrelas pop mundiais. A cantora diz que agora está cada vez mais satisfeita consigo própria. "Estou feliz com o que sou e confortável com o corpo que Deus me deu", afirma.









Shakira estará em maio em Portugal, para participar mais uma vez no Rock in Rio Lisboa.

A diva também estará presente no Mundial da Copa na África do Sul.
Fonte: Portal I Online

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

SHOWS,

Shakira marcou palco com "Did It Again"

É claro que não poderíamos de deixar de comentar aqui no Blog da Shakira uma das mais belas performances da cantora em seu novo trabalho.

A colombiana arrasou na perfomance de "Did It Again" no programa de TV "Dancing With The Stars" que foi ao ar há poucos dias. Com a loba selvagem de lado, a nossa diva Shakira mostrou sua incrível presença de palco. Assista a performance e deixe o seu comentário.



Fonte: Giro de Novidades

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Rafael Nadal agradece a visita de Shakira

O tenista espanhol recebeu apoio especial no Torneio de Miami. A cantora colombiana, Shakira, o músico espanhol Alejandro Sanz e a atriz mexicana Paulina Rubio foram alguns das personalidades que passaram pelo complexo Cayo Vizcaíno, e Rafael Nadal agradeceu a visita, principalmente, a de Shakira que está de regresso ao nosso país em maio para atuar no Rock in Rio Lisboa.

O 4.º classificado do ranking mundial, de 23 anos, é a estrela do videoclip do tema Gypsy da cantora e, apesar de se sentir mais confortável nos cortes, o tenista confessou que jamais esquecerá a parceria com a artista colombiana. "Estou muito satisfeito por ter partilhado esta experiência com Shakira porque ela é uma grande pessoa."

Fonte: Portal Record

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

Shakira lançou produtos no Hard Rock Café

Hard Rock Café de Washington

O mês de fevereiro de Shakira foi de fato muito corrido. Depois de um encontro com Barak Obama e sua equipe e uma coletiva de imprensa para lançar o projeto The Early Childhood Initiative, ela correu para o Hard Rock Café de Washington para lançar os novos produtos que levam o seu nome e o nome da marca.

51zqav9508l._sl500_aa240_Diante de cem fãs e de representates da imprensa, ela lançou uma nova camiseta e também uma pulseira.

Parte da verba arrecadada com a venda da camiseta "She Wolf" e da pulseira personalizada será destinada à Fundação Pies Descalzos, que a cantora mantém na Colômbia desde o fim dos anos noventa.

Os ítens foram lançados em edição limitada e podem ser comprados online e nas lojas do Hard Rock Café, nos Estados Unidos. A estampa da camiseta, exclusivamente feminina, foi desenhada pela cantora.

Atualmente, a Fundação Pies Descalzos oferece auxílio em educação, saúde, nutrição e apoio psicológico a 4 mil crianças. Ao todo, são cinco escolas baseadas em três regiões diferentes da Colômbia.

Hard Rock Cafe

Fonte: Portal Shakira

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

Gypsy de Shakira na lista TOP 10 da MTV

É isso mesmo pessoal! O mais novo sucesso da cantora Shakira "Gypsy" vem subindo em todas as listagens de sucessos da internet e das rádios brasileiras.

Desta vez foi o Portal MTV que divulgou na lista TOP10 "Gypsy" em 5ª posição. Confira, não esqueça de pedir a música nas rádios, para continuarmos nesta caminhada rumo ao topo.



Segue a lista TOP10 do site MTV Brasil:
  1. World Behind My Wall - Tokio Hotel
  2. Alice - Avril Lavigne
  3. Who I Am - Nick Jonas and the Administration
  4. The Only Exception - Paramore
  5. Gypsy - Shakira
  6. Recomeçar - Restart
  7. One Time - Justin Bieber
  8. Segredo - Hori
  9. Bad Romance - Lady Gaga
  10. Imma Be Rocking That Body - Black Eyed Peas
Fonte: MTV Brasil

1 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS,

Shakira está na Campanha de Ajuda ao Chile

O Chile iniciou neste último domingo três dias de luto nacional pelas vítimas do terremoto e da tsunami devastadores que se abateram sobre o país, antes da posse do "presidente da reconstrução", Sebastian Pinera.



Os edifícios públicos das principais cidades hasteavam a meio pau as bandeiras chilenas nas cores azul, branco, vermelho, ornada com uma estrela branca, em meio a missas celebradas num país muito católico, pela alma dos mortos do sismo do dia 27 de fevereiro. Ante a amplidão dos prejuízos, milhares de chilenos e celebridades internacionais se apresentaram como voluntários para ajudar as vítimas.

De Homer Simpson à cantora colombiana Shakira, passando pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ou a escritora chilena Isabel Allende: atores e atrizes, políticos e atletas apresentaram-se numa maratona na televisão para arrecadar dinheiro a ser empregado na construção de casas para os que mais precisam.

Os donativos chegaram a mais de 30 bilhões de pesos (41 milhões de euros) ou 60 mil dólares. No final, Bachelet, emocionada, e seu sucessor se abraçaram antes de entoar o hino nacional, tendo ao fundo a bandeira chilena.

No total, 452 mortos foram identificados, mas o número de falecidos poderá ultrapassar os 800. Além das perdas humanas, 500 mil casas foram destruídas, o que obriga seus moradores a dormir na rua, ou em barracas, em condições sanitárias que se degradam.

"Observamos casos de gastroenterite, problemas respiratórios e anomalias cardíacas provocadas pelos tremores secundários", explicou Carlos Barra, médico de um centro de saúde de Concepcion, a segunda cidade do país em número de habitantes.

Em Palomares, populares amerçados de detenção pela polícia devolveram neste domingo máquinas de lavar automáticas, televisores, fogões, geladeiras, colchões, cadeiras, mesas e poltronas - objetos pilhados há uma semana, junto com produtos de primeira necessidade.

O terremoto de magnitude 8,8 seguido de tsunami fez desfilar nos canais de televisão do mundo inteiro campos em ruínas, cenas de saque a supermercados e residências, ferindo bem no centro a imagem e o orgulho nacional por setores da população fora de si.

O novo presidente Sebastian Pinera, empresário bilionário, que substituirá Michelle Bachelet no dia 11 de março, deverá dedicar-se logo, como prometeu, à reconstrução do país. Ante a catástrofe, Bachelet mobilizou 14.000 soldados, bem recebidos pela população, que não via tantos militares nas ruas desde a ditatura (1973-1990).

Fonte: AFP

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira é capa do site Rock in Rio Lisboa

Depois de, em 2006, ter atuado para uma Cidade do Rock completamente cheia, Shakira regressa este ano ao Rock in Rio-Lisboa para fechar o Palco Mundo no dia 21 de Maio.

Colombiana de novo no Rock in Rio-Lisboa


A cantora passou recentemente por Portugal para reuniões bilaterais à margem da Cimeira Ibero-Americana e agora confirmou a sua presença para apresentar o seu mais recente álbum, “She Wolf”, no anfiteatro do Parque da Bela Vista.

"She Wolf" apresenta a mesma sonoridade contagiante que tornou a artista mundialmente conhecida embora, neste seu último trabalho, a batida se apresente com influências mais electrônicas.

Depois de já ter passado algumas vezes no nosso país e de ter atuado no Rock in Rio Lisboa em 2006, para uma platéia de 90 mil pessoas, a capacidade máxima do recinto, a colombiana está assim de regresso para pôr a Cidade do Rock a cantar em inglês e espanhol.

Fonte: Rock in Rio Lisboa

1 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira brilha em revista econômica e na Disney

                Shakira: um das "mais" de 2010

O nome de Shakira não é exatamente um dos mais badalados em uma revista sobre economia, certo? Errado! A cantora acaba de ser eleita uma das pessoas mais importantes de 2010 pela "The Economist" por seu trabalho contra a pobreza e a favor da educação.

"É uma grande honra, fiquei um pouco surpresa e orgulhosa de me ver ao lado de pessoas como o presidente Obama. É uma coisa que jamais imaginei viver", disse Shakira sobre a eleição.

Pois é, depois de ter participado na série "Betty feia" e de ter sido homenageada pela revista econômica, Shakira voltou a brilhar, desta vez numa produção da Disney. A cantora colombiana, que subirá ao Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa a 21 de maio, participou em "Os feiticeiros de Waverly Place" (transmitido no Disney Channel) e divertiu-se muito. Juntamente com a protagonista da série, Selena Gomez, Shakira representou, cantou e dançou, num episódio que vai para o ar nos Estados Unidos a 16 de abril.



Fonte: EGO Notícias e Portal Record

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES

Especial "La tortura - Shakira"

É claro que não poderíamos deixar de dedicar uma postagem exclusivamente especial para um dos maiores sucessos da nossa diva Shakira. Afinal, "La Tortura" dominou o mundo e muitos quadris de mulheres e homens de todo o planeta. Fãs que tentaram, aprenderam e conseguiram seguir a coreografia do clipe "La Tortura" a risca.

Cada movimento, cada expressão. Shakira realssou o mundo dos vídeos sensuais, com um repertório instintivo, mostrou todo o seu talento ao lado de Alejandro Sanz. Confira a tradução de "La Tortura" e relembre esta explosão de sensualidade e provocação.

A Tortura

Ai, meu amorzinho
Guarde a poesia e guarde a alegria para você

Não peço que todos os dias sejam de sol
Não peço que todas as sextas sejam de festa
Também não te peço que volte pedindo perdão
Se chora com os olhos secos e falando dela

Ai, amor, me dói tanto, me dói tanto
Que você tenha ido sem dizer aonde
Ai, amor, foi uma tortura te perder

Eu sei que não fui um santo
Mas posso consertar, amor
Não só de pão vive o homem
E nem de desculpas vivo eu
Só com erros se aprende
E hoje sei que é seu meu coração
Melhor que você guarde tudo isso
A outro cão com esse osso e nos digamos adeus

Não posso pedir que o inverno perdoe a um rosal
Não posso pedir aos ulmeiros que dêem peras
Não posso pedir o eterno a um simples mortal
E andar atirando aos porcos, milhares de pérolas

Ai, amor, me dói tanto, me dói tanto
Que não acredite mais nas minhas promessas
Ai, amor, foi uma tortura te perder

Eu sei que não fui um santo
Mas posso consertar, amor
Não só de pão vive o homem
E nem de desculpas vivo eu
Só com erros se aprende
E hoje sei que é seu meu coração
Melhor que você guarde tudo isso
A outro cão com esse osso e nos digamos adeus

Não se vá, não se vá
Escute, negrinha minha, não fale demais
De segunda à sexta tem meu amor
Deixe o sábado para mim que é melhor
Minha negra, não me castigue mais
Porque lá fora sem você não tenho paz
Eu sou apenas um homem arrependido
Sou como a ave que volta para seu ninho

Eu sei que não fui um santo
Mas é que não sou feito de papelão
Não só de pão vive o homem
E nem de desculpas vivo eu
Só com erros se aprende
E hoje sei que é seu meu coração

Ai, ai, ai, ai, ai, ai
Ai, tudo o que fiz por você
Foi uma tortura perder você
Me dói tanto que seja assim
Siga clamando perdão, eu
Eu não vou chorar hoje por você

Assista agora uma versão remix do sucesso "La Tortura".



Veja também o que os fãs aprontaram tentando imitar a diva. Afinal, quem nunca tentou seguir os quadris descontrolados de Shakira?

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Jornal Estadão chama Shakira de grande estrela

Saiu ontem no Jornal Estadão esportes uma maravilhosa reportagem sobre as participações programadas para a Copa do Mundo da África do Sul. Mas o que ficou marcado mesmo, foi o título da reportagem "Shakira, a grande estrela da abertura".


Confira aí o que o Jornal Estadão de São Paulo falou sobre a nossa diva Shakira:

Shakira, Alicia Keys, Black Eyed Peas. A Fifa e os organizadores da Copa do Mundo da África do Sul estão mesmo dispostos a fazer do show de abertura um espetáculo inesquecível. A participação da cantora colombiana, da estrela americana e do grupo californiano naquele que já está sendo considerado "o maior espetáculo de todos os tempos na África"" foi anunciada ontem. A eles se juntarão estrelas da música do continente.

O show está marcado para 10 de junho, um dia antes de a bola rolar, no Estádio Orlando, em Soweto. A renda será destinada à construção de 20 centros de saúde, educação e também de formação de jogadores de futebol em vários países do continente. Estão à venda 30 mil ingressos, a preços que variam de 450 rands (R$ 108) a 1.150 rands (R$ 278).

Em campo, a Copa começa de maneira efetiva em 11 de junho, com a partida entre África do Sul e México, no Soccer City. O estádio, aliás, teve adiada de 24 para 26 de março a sua "inauguração"" - na realidade, um jogo entre operários que participam das obras de reforma do local.

Normalmente, a cerimônia de abertura ocorre no mesmo dia da partida inaugural - precede o rolar da bola. A Fifa e o Comitê Organizador optaram por dias diferentes com o objetivo de marcar a inédita Copa na África. No dia 11, também haverá um evento do Soccer City.

Shakira vai ser a principal estrela do espetáculo. Em 2006, a colombiana cantou na festa de encerramento da Copa da Alemanha.

Também têm participação confirmada no show musical, entre outros, a cantora beninense Angélique Kidjo, os grupos sul-africanos The Parlotones e BLK JKS, os cantores do Mali Amadou e Mariam, Tinariwen e Vieux Touré. Ainda serão convidados alguns artistas africanos e de outros continentes.

O espetáculo terá a presença de várias estrelas do futebol do passado, além de intelectuais africanos contemporâneos. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, aproveitou a divulgação dos primeiros nomes que estarão presentes ao show para fazer um pouco mais de propaganda da Fifa e sua missão de integrar e ajudar no desenvolvimento dos povos.

"Emociona à Fifa organizar um concerto de tamanha magnitude e com as atuações de excelentes artistas"", discursou Valcke. "Trata-se de uma prova do poder universal e unificador do futebol e da música, que dará a medida exata para iniciar a celebração (da Copa)"", completou.

A Fifa contratou a empresa de Kevin Wall, premiado produtor, ganhador entre outros do Emmy, para organizar o espetáculo. Wall diz estar totalmente consciente da importância histórica que representa a primeira Copa do Mundo em continente africano e prometeu à entidade fazer algo inédito e inesquecível. "Acreditamos que o esporte e a música transcendem as barreiras culturais, geográficas e de idioma"", afirmou Wall. "Vamos fazer do concerto de abertura um momento digno de se viver."" O produtor não divulgou detalhes da festa.

Pirataria. No entanto, nem tudo gira em torno da festa na Copa da África. Ontem, por exemplo, foi apreendido em Durban um carregamento de camisas falsificadas. Havia material de várias seleções, entre elas as do Brasil, África do Sul, França e Portugal. As autoridades sul-africanas avaliaram a carga em 5 milhões de rands (R$ 20,6 milhões). Durban vai receber várias partidas da Copa. Brasil e Portugal jogam lá no dia 25 de junho.

Fonte: Jornal Estadão de São Paulo

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS,

Shakira e o seu magnífico papel social

Como todos já sabemos, Shakira não é só um rostinho bonito na televisão ou uma meninad e sorte que foi descoberta pelo mundo.



A colombiana marcou outra vez seu maravilhoso trabalho social, desta vez Shakira assina com Bird iniciativa para a primeira infância na América Latina.

A estrela pop colombiana Shakira assinou nesta segunda-feira com o Banco Mundial (Bird) um acordo de investimento na primeira infância na América Latina, no valor de 300 milhões de dólares.

A iniciativa está violtada para crianças de até 6 anos de idade ameaçadas de vir a sofrer sérios atrasos intelectuais e de crescimento devido à desnutrição ou à falta de atendimento básico.

"Quero convidar nossos governantes e chefes de Estado a utilizarem esta oportunidade de ouro - o investimento na primeira infância", declarou Shakira em entrevista à imprensa na sede do Banco, onde assinou o documento ao lado do presidente da instituição, Robert Zoellick.

A Fundação América Latina de Ação Solidária (Alas), que promove a iniciativa, reúne desde 2006 estrelas da música, como Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Calle 13 ou Ricky Martin, para estimular programas de desenvolvimento para a infância, com a participação, também, do Instituto da Terra, da Universidade de Columbia (Nova York).

Shakira esteve também com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, para abordar a efetivação desse tipo de iniciativa nos Estados Unidos, pedindo, também, colaboração na atenção necessária a 22 milhões de crianças carentes da América Latina e do Caribe.

A região latino-americana, a mais desigual do planeta, investe, apenas, 0,6% do PIB, em média nesses programas voltados para a primeira infância, em comparação com 1,8% nos países ricos, segundo informe sobre o assunto elaborado pelo Banco Mundial.

Fonte: AFP

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Comunidade Oficial da Shakira apóia o Sorteio do CD She Wolf

A Comunidade Oficial da cantora Shakira, no Orkut; apoiou nesta última semana o Sorteio do CD She Wolf - Edição Premium.

http://www.mundodanet.com/wp-content/uploads/2009/10/novo-cd-shakira-she-wolf.jpg

É isso mesmo pessoal, o sorteio do CD da cantora Shakira, que acontecerá no dia 1° de julho de 2010 está bombando. E agora, recebeu o apoio oficial da comunidade da Shakira no Orkut. (Através do queridíssimo Nel Rabêlo).

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer àqueles que estão enviando as suas frases e desejar boa sorte à todos! Em seguida, afirmar que o sorteio ainda está aberto e você pode mandar quantas frases quiser.

Por final, parabenizar a dona e aos moderadores da comunidade Shakira no Orkut, que está alcançando 300 mil membros.


PARA PARTICIPAR DO SORTEIO >>CLIQUE AQUI<<

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira estará presente na Copa na África do Sul

É isso mesmo pessoal, Shakira vai nos presentear com mais um show especial e um mega evento mundial.

Shakira, Black Eyed Peas, Juanes e Alicia Keys estarão entre as principais atrações de um show marcado para a véspera da abertura da Copa do Mundo da África do Sul, disseram os organizadores na quarta-feira.

O show de 10 de junho em Soweto, maior subúrbio negro do país, em Johanesburgo, ocorrerá em um estádio para 30 mil pessoas, mas será visto ao vivo por milhões no mundo inteiro, pela TV.

"Estamos animados de ter um concerto de tal magnitude e talento levantando a cortina na primeira Copa do Mundo da Fifa na África. Isso é um testemunho do poder universal e unificador do futebol e da música, e vamos começar a competição com a nota certa - de celebração", disse em nota o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

Entre os astros africanos que foram convidados estão Angelique Kidjo (Benin), Amadou e Mariam (Mali), Parlotones (África do Sul) e Tirariwen (banda tuaregue de blues). A renda líquida do espetáculo será dedicada a uma campanha social da Fifa chamada "20 Centros para 2010", que tenta promover ações na África por meio do futebol. O objetivo é construir em todo o continente 20 centros que oferecem serviços de saúde, educação e escolinha de futebol para comunidades carentes.

Fonte: G1 e Blog do Nel

Mais um evento futebolístico que Shakira participa. O outro foi na Copa de 2006 onde cantou "Bamboo", uma versão de "Hips Don't Lie" com o Wyclef Jean.

1022006070917372415shakgz9.jpg

2 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

Música de Shakira vira tema de artigo acadêmico

Olá pessoal! É isso mesmo, quem não lembra da versão em português de "Estoy Aquí" (Estou Aqui)? Pois, a temática de um maravilhoso artigo sobre MÚSICA E TRADUÇÃO REFLETIDAS NO CONTEXTO SÓCIOCULTURAL de Caroline Alves Soler, nos trouxe essa maravilhosa música do baú para a postagem do blog.

No presente artigo foram abordados alguns aspectos da tradução de textos musicais da língua espanhola para a língua portuguesa, visando analisar quais sejam suas diferenças, semelhanças e problemas para a tradutologia, fazendo uma relação de seus
possíveis efeitos refletidos no contexto histórico-cultural de uma sociedade, bem como a importância da formação específica da figura do tradutor para a realização de uma
tradução de texto musical.

O trabalho visou analisar aspectos da tradução do texto musical “Estoy aquí” comparando com a sua versão em português “Estou aqui” contidos no CD Pies Descalzos da cantora colombiana Shakira, com base em teóricos da Tradutologia estudados nas aulas de “Abordagens Funcionais da Tradução: fundamentos”.

Leia os melhores momentos do artigo:

"Sabe-se que a música é uma característica muito difundida em qualquer região e que através dela muitas vezes se demonstra aspectos culturais de um país. Ela está presente em todos ou quase todos os momentos da vida do ser humano e representa um grande fator de integração entre grupos de pessoas, variando conforme o estilo. É através da música que se vagam muitos pensamentos e sentimentos, sejam de épocas
passadas ou presentes, mesmo aquelas compostas em outros idiomas, que muitas vezes não se compreende.

Portanto, a tradução de textos musicais torna-se um fator muito importante dentro do
contexto social, sendo ela um trabalho que deve ser realizado com muita responsabilidade e conhecimentos específicos de tradutologia, o contrário do que se pensa de modo geral. Não deve ser realizada por qualquer um, senão por estudiosos da área, especializados e sensíveis no que diz respeito ao discurso poético.

O texto musical “Estoy aquí” discutido até então, é um texto rico em letra, ritmo e rima, no qual o tradutor precisou ter muito cuidado na busca da associação da literalidade do texto, com a questão do ritmo e da rima, embora de um modo geral, sua tradução tenha sido muito bem elaborada.

Observa-se que as características individuais de cada idioma são aspectos que devem ser vistos e estudados com cautela, pois cada língua tem a sua própria identidade, e esta característica pode gerar vários conflitos na tradução de um texto, especialmente em se tratando dos textos musicais traduzidos para ser cantados. Já o texto musical traduzido apenas para ser compreendido pelos ouvintes, torna-se um pouco mais simples de se trabalhar.

A tradução de textos musicais é um tema muito rico e pouco abordado entre os teóricos da tradutologia, sendo notória a variedade de aspectos que ainda precisam ser analisados. Mesmo sendo esta temática um amplo e interessante campo de estudo, há uma forte ausência de bibliografia específica que venha direcionar e fundamentar de modo mais coerente os questionamentos levantados até então.

Conclui-se portanto, que o ramo da tradutologia precisa de teóricos que se preocupem e se interessem pelo tema da tradução de músicas, objetivando o crescimento de investigações no que se refere a este campo de estudos. A tradução de textos musicais não é apenas um “trocadilho” de palavras entre um idioma e outro, senão um trabalho árduo que deve ser realizado com seriedade, seja ela feita envolvendo todo e qualquer idioma".

Leia o artigo completo:
MÚSICA E TRADUÇÃO REFLETIDAS NO CONTEXTO SÓCIOCULTURAL

Assista o vídeo de "Estou Aqui" de Shakira:

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira fala de Gypsy e elogia Nadal

A cantora Shakira falou de "Gypsy", da vida cigana e da beleza de Nadal.

A nova música de Shakira, "Gypsy" (assistir clipe), não poderia adaptar-se melhor à sua intérprete. Em declarações ao site Contact Music, a cantora colombiana afirmou que tem uma vida nômade.

"Desde que me tornei famosa, estou sempre a viajar, o que é ótimo, pois conheço muitas culturas e tradições diferentes. Definitivamente, vivo como uma cigana!", disse Shakira, que no video de "Gypsy" contracena com o tenista espanhol Rafael Nadal. "Ele é como eu. Já enfrentou batalhas e anda sempre de um lado para o outro. E o fato de ser bonito também ajuda ", rematou.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZKBKHxwi1HA-s48MM9vDhzRJFzfl7oE-qQZXczO259OjtzO5Y0aFJeL-IiLrKLl9UF0hcfFY5yyNeth8SCutL94nTMI89RPV43VgHLt7v_k8um3FlZBA83WS9GMJcIooZ6NMlBBgbGx8/s400/shakira-nadal1.jpg

Fonte: Record.Pt

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES

33 Motivos para gostar de Shakira

Depois de ter comemorado os seus trinta e três aninhos de muita saúde, fé e talento, a nossa diva Shakira não pára de nos surpreender, com o sensual clipe de "Gypsy" com o gatíssimo Nadal, com o tema "She Wolf" e tantas outras novidades, não poderíamos deixar de trazer para você 33 motivos para você gostar de Shakira, com os mais importantes fatos e curiosidades da sua história.

A cantora colombiana, muita conhecida pelos brasileiros antes de ganhar o mundo, também é figura na galeria das celebridades humanitárias, mantendo e objetivando fundações educacionais em seu país natal e pelo mundo, já sendo considerada pela maioria dos jovens do planeta uma das cinco mulheres mais famosas no mundo da música.

Então, para comemorar esta trajétória também aqui no "Blog da Shakira", estamos trazendo 33 fatos sobre a carreira de Shakira. Divirta-se! E não esqueça de deixar o porquê você gosta da cantora.

1 - O nome completo da cantora é Shakira Isabel Mebarak Ripoll e ela nasceu na cidade de Barranquilla, na Colômbia

2 - Chegou ao estrelato internacional como a sensação latina do ano de 2001, graças ao multiplatinado disco Laundry Service, seu primeiro lançamento em língua inglesa

3 - No Brasil, sua fama começou ainda 1995, com o CD Pies Descalzos, recheado de hits e mais voltado ao pop-rock, bem diferente do pop dançante que a levou à fama nos EUA e na Europa


4 - Em árabe, Shakira significa "mulher cheia de graça"

5 - O primeiro contrato da colombiana com uma grande gravadora foi assinado quando ela ainda tinha apenas 13 anos

6 - Quando Peligro, seu segundo disco, chegou às lojas da Colômbia, Shakira tinha 15 anos de idade


7 - Shakira não gosta de doces, não bebe nada alcoólico, não bebe café e não fuma

8 - A cantora é uma verdadeira poliglota: tem fluência em espanhol, árabe, italiano, inglês e português

9 - Foi sua avó paterna quem a ensinou seus primeiros passos de dança do ventre, que tornaram sua marca registrada

10 - Em entrevista à MTV, ela afirmou que aperfeiçoou seus movimentos de dança do ventre tentando girar uma moeda na barriga

11 - De acordo com a Broadcast Music Incorporated, que cuida de royalties de compositores no mundo todo, Shakira é a artista colombiana que mais vendeu discos em todos os tempos, com quase 50 milhões de unidades comercializadas

12 - Segundo a Nielsen Soundscan, empresa que compila os números da revista Billboard, a música Hips Dont Lie bateu o recorde de música mais tocada no rádio americano em uma só semana, sendo executada 9.637 vezes

13 - La Tortura chegou ao topo da lista de singles latinos da Billboard 25 vezes no total, outro recorde das listas da revista

14 - Segundo o Yahoo, Hips Dont Lie é o single mais vendido desde 2000 nos EUA

15 - Shakira é a única artista da América do Sul a chegar ao topo das listas de singles mais vendidos nos EUA, na Inglaterra e na Austrália

16 - Shakira já recebeu dois Grammys em duas categorias diferentes (melhor pop latino em 2001 e melhor disco de rock/alternativo latino em 2006)

17 - Na versão latina do Grammy, a cantora levou três prêmios: melhor gravação e música do ano com La Tortura, além de álbum do ano com Fijación Oral, tudo em 2006

18 - Ainda em 1995, Shakira fundou a Pies Descalzos Foundation, construindo escolas para crianças pobres na Colômbia

19 - Em dezembro de 2009, a cantora fez um belo discurso sobre educação e sobre seu trabalho humanitário na universidade de Oxford

20 - Desde 2003, a cantora é Embaixadora da Boa-Vontade do UNICEF

21 - Em 1995, Shakira interpretou a personagem Luisa Maria na novela colombiana El Oasis

22 - Shakira se diz fã do rock clássico de Led Zeppelin, Beatles e Rolling Stones, além de curtir bandas como Nirvana, The Police e Metallica

23 - Neste ano, a cantora será eternizada com uma estrela na famosa Calçada da Fama de Hollywood

24 - A cantora gravou ao lado de Alejandro Sanz, outro grande ícone da música latina, a música Te lo Agradezco, Pero No, que chegou ao topo da lista latina da Billboard

25 - A música Beautiful Liar, gravada ao lado de Beyoncé, entrou pra história como o maior salto de posições do hot 100 da Billboard, saindo de 94º lugar para o 3º em apenas uma semana

26 - Shakira esteve na homenagem oficial ao presidente Barack Obama no memorial de Lincoln. Ela se apresentou ao lado de Stevie Wonder e do cantor Usher

27 - Apesar de todo seu amor pela Colômbia, atualmente a cantora vive em uma casa nas Bahamas

28 - A família da Shakira ainda tem outras beldades além da cantora: sua prima, Velerie Domínguez, foi eleita Miss Colômbia em 2006

29 - Em 2007, a cantora se matriculou em um curso de História da Civilização Ocidental na Universidade de Los Angeles (UCLA), usando seu nome do meio, Isabel Mebarak.

30 - Shakira adora se apresentar descalça

31 - Em 2002, Shakira foi atacada na Austrália por um homem com um saco de cimento. O agressor chegou a atirá-lo na cantora, que não se machucou

32 - Em sua turnê Tour of the Mongoose, os covers de Back In Black (AC/DC) e Dude Looks Like a Lady (Aerosmith) integraram quase todos os shows

33 - Shakira foi a quarta mulher que mais ganhou dinheiro com música em 2008, segundo a People, ficando atrás apenas de Madonna, Barbra Streissand e Celine Dion.

Fonte: Portal UOL

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

VÍDEOS

Shakira mostra um pouquinho de Good Stuff

Olá pessoal, estou trazendo para vocês este vídeo maravilhoso que traz um pedacinho de "Good Stuff", que encontrei lá no Portal Shakira. Vela a pena conferir! Não esqueçam de comentar o que acharam.

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES,

Shakira na lista TOP 100 do Portal Vagalume

Na listagem TOP 100 do Portal Vagalume, este mês a nossa querida Shakira encontra-se na posição 26°. Veja os trinta primeiros da lista com outros artistas favoritos pelo público online.

1° Beyoncé 1.784.868 acessos 635.170 visitantes únicos

2° Lady Gaga 1.352.773 acessos 547.086 visitantes únicos

3° Black Eyed Peas 836.077 acessos 406.904 visitantes únicos
4° Ke$ha 661.350 acessos 321.701 visitantes únicos
5° Avril Lavigne 653.010 acessos 221.882 visitantes únicos
6° Miley Cyrus (Hannah Montana) 599.773 acessos 241.057 visitantes únicos
7° Paramore 538.758 acessos 190.265 visitantes únicos
8° Mariah Carey 526.940 acessos 236.819 visitantes únicos
9° Rihanna 500.380 acessos 225.516 visitantes únicos
10° Jason Mraz 465.409 acessos 205.488 visitantes únicos
11° RBD 460.746 acessos 54.248 visitantes únicos
12° Justin Bieber 449.539 acessos 165.205 visitantes únicos
13° Taylor Swift 446.083 acessos 172.003 visitantes únicos
14° Akon 379.969 acessos 157.125 visitantes únicos
15° Britney Spears 326.507 acessos 119.660 visitantes únicos
16° David Guetta 323.331 acessos 166.513 visitantes únicos
17° Michael Jackson 294.500 acessos 101.473 visitantes únicos
18° Coldplay 286.170 acessos 93.902 visitantes únicos
19° Metallica 257.652 acessos 75.407 visitantes únicos
20° Nickelback 253.981 acessos 101.040 visitantes únicos
21° McFly 248.432 acessos 82.152 visitantes únicos
22° The Beatles 245.488 acessos 63.971 visitantes únicos
23° Linkin Park 244.578 acessos 78.482 visitantes únicos
24° Bon Jovi 238.430 acessos 86.753 visitantes únicos
25° Chris Brown 221.599 acessos 95.901 visitantes únicos

26° Shakira 213.745 acessos 87.714 visitantes únicos

27° Guns N' Roses 211.363 acessos 71.445 visitantes únicos
28° The Pussycat Dolls 205.835 acessos 96.602 visitantes únicos
29° Colbie Caillat 205.223 acessos 85.482 visitantes únicos
30° Pink 187.887 acessos 65.966 visitantes únicos

Confira o restante da listagem, com a colocação dos 100 artistas internacionais deste mês. Acesse agora o Portal Vagalume.

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira lidera recordes de vendas no Egito

A IFPI, a Associação encarregada de assegurar os dados acerca das vendas de CD's e DVD's no Egito, revelou recentemente uma lista sobre os 10 CDs/DVDs, de artistas latinos, mais vendidos no país durante a última década.

A presença de Shakira não é surpresa para ninguém, um feito é o fato da cantora colombiana ter conseguido assegurar sete das dez posições possíveis, um marco na carreira da diva Shakira.


1º Oral Fixation Vol.2 - Shakira (480 mil cópias vendidas)

2º Laundry Service - Shakira (420 mil cópias vendidas)
3º She Wolf - Shakira (360 mil cópias vendidas)
4º Fijación Oral Vol.1 - Shakira (350 mil cópias vendidas)
5º Oral Fixation Tour - Shakira (180 mil cópias vendidas)
6º Live And Off The Record - Shakira (50 mil cópias vendidas)
7º Ricky Martin - Ricky Martin (30 mil cópias vendidas)
8º Dónde Están Los Ladrones? - Shakira (20 mil cópias vendidas)
9º Supernatural - Santana (10 mil cópias vendidas)
10º J.Lo - Jennifer Lopez (10 mil cópias vendidas)

Fonte: Blog do Nel

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Shakira encanta e Genebra e pode vir ao Brasil

Após a cantora colombiana Shakira encantar o público presente no Salão do Automóvel de Genebra com sua beleza e a interpretação de seu novo single "Gypsy", no pavilhão de uma das marcas presentes no evento, com cerca de mil de pessoas se amontoando no stand da Seat para escutar ao vivo, o último lançamento musical de Shakira "Gypsy", a diva foi citada para a comemoração do aniversário dos cinquenta anos de Brasília. Mesmo recebendo pequenas esperanças da organização, por colocarem que shows internacionais não caberiam na verba disponibilizada, a presença da diva Shakira não foi descartada.

shakiragypsy.jpg

Agora, nos resta a esperança e muita fé, para que Shakira venha ao Brasil!

Texto livremente adaptado pela equipe do Blog da Shakira.
Fonte: Eurpean Pressphoto Agency e Tribuna do Brasil

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

FOTOS

Fotos de apresentações ao vivo

Olá pessoal! Estou trazendo para comemorar o novo layout do "Blog da Shakira", um especial com as mais belas fotos da cantora Shakira ao vivo, cantando seus sucessos do seu novo single. Divirtam-se, não esquecendo de deixar o seu comentário do que achou.








2 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES

Retrospectiva 2009 da cantora Shakira

O ano de 2009 foi agitado e bastante produtivo para Shakira.


Por isso, o Portal preparou, como sempre, uma breve retrospectiva reunindo os momentos mais importantes no ano da colombiana mais importante do mundo.

O ano começou com o pé direito para Shakira. Depois de apoiar publicamente o candidato à presidência dos Estados Unidos Barak Obama, ela, ao lado apenas de Bono Vox, foi a única estrangeira a se apresentar na série de eventos em comemoração à posse do primeiro presidente negros dos Estados Unidos, no início de janeiro. Depois de uma apresentação ao lado de Stevie Wonder no Lincoln Memorial e outra no Inaugural Ball, Shakira voou direto para sua terra natal para inaugurar um projeto no qual trabalhava há quase quatro anos: uma nova escola para sua Fundação Pies Descalzos no lugarejo La Playa, na Colômbia. Feita a coletiva de imprensa, a inauguração oficial e as devidas seções de fotos, ela não tardou em voltar aos estúdios para finalizar os trabalhos em seu novo disco, de onde só saiu no começo de maio para um evento que deixaria mais do que confirmados os boatos de uma parceria com o grupo Calle 13: Uma apresentação em porto Rico, onde participaria da gravação do próximo DVD do grupo.

Depois de mais um breve sumiço, junho chegou com uma estranha e curiosa notícia: uma mulher-lobo aparentemente estava à solta e relatos – acompanhados de vídeos – rolavam pela internet, vindos de toda parte do mundo. Seu objetivo era claro: atacar apenas seres humanos do sexo masculino. O mistério não durou muito e logo provou ser nada mais do que uma inventiva estratégia de divulgação do primeiro single do novo trabalho de Shakira, acompanhado pelo apoio dos fãs, claro, que criaram seus próprios virais. Porém, foi só em julho que Shakira surpreendeu seus fãs e todo o mundo ao surgir dentro de um maiô cor de pele uivando e ofegando dentro de uma jaula dourada. Mais loira e sensual do que nunca, ela correu o mundo divulgando a faixa She Wolf e sua contrapartida em Espanhol, Loba, performando em eventos e programas de nome, como o X-Factor, o American Music Awards e o Premios Los 40 Principales.

Mas não foi de música, sensualidade e eventos musicais que Shakira viveu em 2009. Ela também escreveu artigos de destaque falando sobre a importância da educação para a revista The Economist e para o livro Fragile: The Human Condition. Além disso, Shakira também foi premiada pela UNICEF e recebeu prêmios especiais por seu trabalho filantrópico no VMALA 2009 e no Bambi Awards. Em meio a milhares de seções de fotos e entrevistas, Shakira ainda arranjou tempo para palestrar na famosa universidade Oxford, na Inglaterra, sobre a importância da educação nos estágios iniciais da infância e para lutar por mais verbas e mais iniciativas dos líderes de estado na Cúpula Ibero americana.

Além de tudo isso, Shakira ainda arranjou tempo para lançar um novo single bilíngüe, Did It Again/ Lo Hecho Esta Hecho e, decidida a conquistar de uma vez por todas o mercado norte-americano, trabalhou em parceria com o rapper Lil’ Wayne e o produtor Timbaland em um novo single voltado exclusivamente para os Estados Unidos. O resultado, até agora, foi mais de meio milhão de cópias vendidas por todo o mundo com o álbum She Wolf.

Mas nada disso parece ser o bastante para Shakira. Para 2010, ela planeja lançar um disco voltado para o mercado latino, seu próprio perfume, sair em turnê e ainda engravidar. Há dúvidas de que ela conseguirá?

Por Josimar Rosa - Portal Shakira

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

CURIOSIDADES

Shakira trouxe Pies Descalzos, La Tortura e Loba para o mundo

Colombiana mostra para o mundo um repertório de mega sucessos. Pies Descalzos, Antologia, La Tortura, Loba, Give It Up To Me e muitas outras novidades.

Nascida na Colômbia, em 1977, Shakira conseguiu aos 13 anos assinar contrato com a Sony Colômbia. Em 1995 gravou Pies Descalzos chamou a atenção com o single Estoy Aqui, que atingiu o primeiro lugar dos tops de música latina.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOCN8ktMhje5KTrp5WTcwPgU-v_fYdmw0XfQnWnPX88QWlSdaFB0YYOG6jIno7CZA7K5rdpH5qQuf_Gj9B4p-L6SJgdnL3EufDjK7lLKjwFfbSqJyvKiDNxwlyZodehQRwT9JM_rDvTro/s400/shakira_pies_descalzos.jpg

Três anos depois lançou novo Donde Estan Los Ladrones?, seguido de MTV Unplugged, em 2000. Em 2001 lançou Laundry Service, o seu primeiro trabalho em inglês, que vende mais de doze milhões de cópias.

Em Junho de 2005, lança Fijácion Oral 1. La Tortura, o primeiro single do álbum, contou com a participação de Alejandro Sanz. Em Novembro do mesmo ano, lança Oral Fixation Vol. 2, com 11 temas novos cantados em inglês.

http://www.wopvideos.com/imgvideos/grandes/2010.jpg

Em Novembro de 2009 lançou She Wolf, com um alinhamento predominantemente interpretado em inglês, ao qual se irá seguir a edição de um novo álbum com repertório novo e exclusivamente interpretado em castelhano, com edição prevista para 2010.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBKCgLlJ8wK9gbaVGPmxaApKASbDqgEpFLE_e3KxrOJ2xtGV5qNFmZLHJacBUXXrrwKnUDCMgmSBYCA_U0xAey0-VvSDMLJpeU_rDj733Cosnlhvizk4gORenEMRFOozjcsWpvNixNNuhT/s400/shakira+loba.bmp

Fonte: Site SOL

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

SHOWS,

Shakira canta She Wolf no Latin Awards 2009

Olá pessoal! É claro que iríamos registrar também aqui no Blog da Shakira, a maravilhosa performance da cantora, cantando seu single She Wolf. Como sempre, foi uma explosão de sucesso, com direiro a grade de jaula e muita sensualidade. Confira você também e não esqueça de comentar o que achou.

4 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS

Estrelas falam de Shakira

Shakira anda na boca de outras estrelas do mundo pop estes dias. Durante a entrevista coletiva da próxima edição do Rock in Rio, que acontece em junho, Rihanna não poupou elogios à nossa colombiana Shakira, além de declarar uma grande fã, ainda admitiu que está anciosa para assistir seu show.

[e3759b067459f210_shakiraselena.jpg]

Outra a falar de Shakira foi a estrela teen Selena Gomez. A atriz mirin confessou que Shakira e ela fazem um dueto na participação da cantora em sua série, "Os Feiticeiros de Waverly Place".

"O episódio com Shakira foi muito divertido. Não tenho certeza se posso falar muito, só sei que ela tem uma grande participação e eu fiquei simplesmente maravilhada todo o tempo", ela disse, "Também senti que precisava malhar depois de ficar perto dela por que ela é marvilhosa. Ela é muito legal e muito engraçada. Ela estava interpretando a si mesma, obviamente, e eu cantei uma música com ela!"

Fonte: Total Shakira

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!

NOTÍCIAS,

Shakira fala sobre Educação

A cantora Shakira levou sua campanha a favor da educação precoce até a Casa Branca, onde conversou brevemente com o presidente Barack Obama nesta segunda-feira, 22, sobre a política federal para as crianças.

Obama recebeu a superestrela colombiana logo depois de ela ter se reunido com os Conselhos de Segurança Nacional e de Política Interna para falar da estimulação infantil precoce (entre 0 e 6 anos).

"Falamos de iniciativas de desenvolvimento infantil precoce, o qual é uma prioridade para a administração e obviamente para mim", disse a cantora à AP. "Temos que investir em educação, e quanto antes o façamos, melhor".

Shakira na sede do Banco Mundial em Washington

A reunião de Shakira com o presidente não fazia da agenda pública de Obama.

A colombiana é uma embaixadora de boa vontade da Unicef e já ajudou crianças pobres por meio de suas fundações "Pies Descalzos" e ALAS. Também nesta segunda a ativista apresentou junto ao presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, um programa para destinar US$ 300 milhões à ampliação dos programas de desenvolvimento da primeira infância na América Latina e no Caribe.

"Queremos convidar os governos a usar esta oportunidade de ouro para investir na primeira infância", disse. Shakira explicou à AP que 22 milhões de crianças na América Latina não têm proteção do estado quanto a saúde, educação ou programas de nutrição.

"Esses primeiros anos de vida são chaves porque são quando o cérebro se desenvolve", afirmou. "Podemos mudar o destino de muitas crianças. Estou convencida disso porque eu o vi com meus próprios olhos". A "Iniciativa para a primeira infância: Um investimento pela vida" promove políticas mais efetivas em termos de custos e recursos na região.

Shakira falou na sede do Banco Mundial em Washington para cerca de 100 convidados especiais, incluindo embaixadores latino-americanos e caribenhos. Os programas de Desenvolvimento Infantil Precoce (DIT, na sigla em espanhol) proporcionam nutrição e cuidados médicos às crianças, entre outros meios de assistência.

A iniciativa ajudará a expansão dos programas DIT em uma região onde nove milhões de crianças abaixo dos cinco anos sofrem de desnutrição crônica.

Fonte: Estadão

1 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!