CURIOSIDADES,

Música de Shakira consegue salvar a vida de um jovem americano

19:31:00 Kauana Vichineski 0 Comments

Aos 6 meses de idade, Tilo foi diagnosticado com uma anomalia cromossômica chamada translocação. A quinta parte de seu cromossomo é ligado ao cromossomo 17, resultando em uma condição que provoca retardo mental e paralisia cerebral. Trejo também sofre de uma forma extrema de epilepsia chamada síndrome de Lennox-Gastaut.

Ele viveu 13 anos mais do que os médicos pensavam que seria, e sua família acredita que a música é a resposta.

Três meses atrás, os médicos em Sutter Memorial Hospital em Sacramento disseram à família de Tilo Trejo que ele provavelmente não resistiria.

Tendo 28 anos, pesando 75 Kg e sofrendo de uma rara doença cromossômica, é o que com certeza geraria uma morte a longo prazo, gerando muita dor e sofrimento para o jovem e para a família.

Um óbito precoce, sempre fez parte da previsão de que a família. Mas, agora em cuidados intensivos, lutando fortemente contra as convulsões e mantendo-se vivo com tubos de respiração.

Assim, como os membros da família Trejo tinham feito tantas outras vezes antes, quando ele tinha problemas maiores, colocavam músicas para ele ouvir. Foi quando a sua irmã disse que estava tocando "Estoy Aqui" de Shakira, e ele começou a tentar respirar por conta própria.

E ainda, após três minutos, bateu palmas. A família Trejo acredita que a música de Shakira foi o que inspirou-o a lutar por sua vida, de todas as outras vezes que parecia já ter desistido e afirmarm, que suas canções têm mantido-o vivo por muitos anos além do que os médicos haviam previsto.

-"Eu realmente pensei que iria nos deixar. Os médicos não nos deram nenhuma esperança, mas ouvir a sua música, começou a reagir." disse Nelly Trejo.

"É difícil dizer o que desempenha um papel na recuperação das pessoas", disse o Dr. Michael Chez, Trejo médico Sutter. "Para ele, o seu nível de desenvolvimento, tudo que eu poderia dar-lhe esperança, ou fazem você se sentir feliz ou conectado com alguma coisa, seria provavelmente melhor do que se ele não estava nessa situação."

Uma feliz descoberta

O Trejos dizem ter descoberto a influência musical de Shakira na cicatrização de Tilo acidentalmente. Nelly Trejo comprou o álbum de Shakira "Pies Descalzos", em 1996, e quando ela tocou-lhe, disse ele, percebeu que seu irmão sorriu. Ele parecia ter se acalmado.

O efeito foi repetido nos últimos anos. Uma vez, a família colocou a música de Shakira na aparelhagem do carro e a face do jovem Trejo se iluminou com um sorriso radiante. Outra canção, "Te Quiero Tanto, Tanto" por OV7, teve um efeito similar.

Em duas ocasiões, Trejo, que vivem em Wilton, levaram a um concerto de Shakira Tilo em San Jose. No caminho para uma dessas performances, ele sofreu uma convulsão no carro. Mas quando ele ouviu a voz em estéreo de Shakira, afirmou que seu ataque havia desaparecido.

Usando a terapia de música

Enquanto os médicos Trejo Tilo são reservados, nos seus comentários no poder de cura da música de Shakira, os médicos e outros profissionais médicos têm usado a música como terapia para décadas.

"A música tem uma linha direta com a parte emocional do cérebro, e quando as pessoas ouvem a música que gostam, certamente vai ter um impacto emocional sobre eles", disse Anne Howard, um musicoterapeuta neurológicos.

Em sua prática em Sacramento, ela usa a musicoterapia no tratamento de pacientes com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, doença de Alzheimer, deficiência mental e outras condições.

Neurológicas Music Therapy Training Institute Colorado State University descobriram que a música seja terapêutico para pessoas que sofreram acidente vascular cerebral ou traumatismo crânio-encefálico ou de Parkinson ou a doença de Huntington e de outras doenças neurológicas que afetam a cognição, e movimento de comunicação.

Em 1999, o jornal Alternative Therapies in Health and Medicine publicou os resultados de um estudo que analisou como a terapia da música. Ouvir música pode aumentar o nível do hormônio melatonina no corpo, segundo o estudo. Melatonina é acreditado para ter ajudado a colocar os pacientes no estudo em uma atmosfera relaxada, calma o humor.

Os resultados são semelhantes no sentido de que Trejo tinha visto.

"As pessoas com necessidades especiais são medicamente frágeis e não podem ser terapias up-to-vigorosa, como fisioterapia ou terapia da fala nos dias que estão doentes", disse Howard. "Mas você pode se beneficiar da terapia de música."

Medicamente, Tilo Trejo é muito frágil

Sua mastigação e deglutição coordenação é tão ruim, Chez disse, muitas vezes não conseguem engolir líquidos ou comida sem se engasgar e inalando-los em seus pulmões, tornando-se particularmente suscetíveis à pneumonia. Como resultado, é alimentado através de um tubo.

Trejo aprendeu a andar quando ele era jovem, mas muitas vezes aos 19 anos já não era permanente, Nelly disse Trejo. No final, ele apenas rastreado.

Oito dos primos Trejo têm tido as mesmas condições cromossômicas, disse ele. Quatro pessoas morreram entre as idades de 8 e 19. O primo mais velho que ainda vive com a condição é de 20.

O suporte familiar é importante

Chez, Dr. Sutter disse que embora a família pode ter uma forte crença nos efeitos terapêuticos da música de Shakira, Trejo tem a sorte de ter parentes que cuidam dele durante todo o dia.

"Porque eles têm sido tão favoráveis, eles foram capazes de prolongar a sua vida", diz Chez.

Rosalia Trejo (mãe), gasta a maior parte de seu tempo com seu filho. Geralmente começa o seu dia, e vestir-se e mudar sua roupa. Ela disse que o alimenta e que esperava que o dia será um bom ano para ele.

"É o meu bebê ... ele é meu filho e como mãe, tenho que cuidar dele", disse Rosalie Trejo.

Nelly Trejo, 33, é um professor de educação especial no ensino médio. "Cuidar do meu irmão me inspirou a fazer o que eu faço", disse ele. "Cuidar de crianças com necessidades especiais que me ajudaram a melhorar o cuidado."

Seu irmão, Jesus Trejo, 23, é um funcionário do Departamento de Polícia de Sacramento e trabalha no turno da noite para que ele possa estar em casa durante o dia se Tilo tem de ser levado ao médico.

Rotineiramente, levá-lo para Sutter Memorial de três em três meses para um checkup. Então, vá a um médico se você tiver uma convulsão que dure mais de 30 minutos. Os médicos dizem que "trazer o equipamento de som que estão cada vez mais fora de casa. Eles não se opõem ao Trejo colocou no cd da Shakira ".

A cantora pop será apresentado no Arco Arena de Sacramento, 19 de outubro. Nelly Trejo já comprou ingressos para Tilo e sua irmã mais nova, Rosalin, 20. Eles vão colocá-lo em sua cadeira de rodas para levá-lo ao carro, e depois ser enviada para o Arena. Eu só não precisa se preocupar quando a noite vem, ela disse, é a saúde do Tilo.

Uma matéria de Kauana Vichineski, livremente adaptada do Portal Sacbee.

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!