CURIOSIDADES

Retrospectiva 2009 da cantora Shakira

16:30:00 Jonas Schell 0 Comments

O ano de 2009 foi agitado e bastante produtivo para Shakira.


Por isso, o Portal preparou, como sempre, uma breve retrospectiva reunindo os momentos mais importantes no ano da colombiana mais importante do mundo.

O ano começou com o pé direito para Shakira. Depois de apoiar publicamente o candidato à presidência dos Estados Unidos Barak Obama, ela, ao lado apenas de Bono Vox, foi a única estrangeira a se apresentar na série de eventos em comemoração à posse do primeiro presidente negros dos Estados Unidos, no início de janeiro. Depois de uma apresentação ao lado de Stevie Wonder no Lincoln Memorial e outra no Inaugural Ball, Shakira voou direto para sua terra natal para inaugurar um projeto no qual trabalhava há quase quatro anos: uma nova escola para sua Fundação Pies Descalzos no lugarejo La Playa, na Colômbia. Feita a coletiva de imprensa, a inauguração oficial e as devidas seções de fotos, ela não tardou em voltar aos estúdios para finalizar os trabalhos em seu novo disco, de onde só saiu no começo de maio para um evento que deixaria mais do que confirmados os boatos de uma parceria com o grupo Calle 13: Uma apresentação em porto Rico, onde participaria da gravação do próximo DVD do grupo.

Depois de mais um breve sumiço, junho chegou com uma estranha e curiosa notícia: uma mulher-lobo aparentemente estava à solta e relatos – acompanhados de vídeos – rolavam pela internet, vindos de toda parte do mundo. Seu objetivo era claro: atacar apenas seres humanos do sexo masculino. O mistério não durou muito e logo provou ser nada mais do que uma inventiva estratégia de divulgação do primeiro single do novo trabalho de Shakira, acompanhado pelo apoio dos fãs, claro, que criaram seus próprios virais. Porém, foi só em julho que Shakira surpreendeu seus fãs e todo o mundo ao surgir dentro de um maiô cor de pele uivando e ofegando dentro de uma jaula dourada. Mais loira e sensual do que nunca, ela correu o mundo divulgando a faixa She Wolf e sua contrapartida em Espanhol, Loba, performando em eventos e programas de nome, como o X-Factor, o American Music Awards e o Premios Los 40 Principales.

Mas não foi de música, sensualidade e eventos musicais que Shakira viveu em 2009. Ela também escreveu artigos de destaque falando sobre a importância da educação para a revista The Economist e para o livro Fragile: The Human Condition. Além disso, Shakira também foi premiada pela UNICEF e recebeu prêmios especiais por seu trabalho filantrópico no VMALA 2009 e no Bambi Awards. Em meio a milhares de seções de fotos e entrevistas, Shakira ainda arranjou tempo para palestrar na famosa universidade Oxford, na Inglaterra, sobre a importância da educação nos estágios iniciais da infância e para lutar por mais verbas e mais iniciativas dos líderes de estado na Cúpula Ibero americana.

Além de tudo isso, Shakira ainda arranjou tempo para lançar um novo single bilíngüe, Did It Again/ Lo Hecho Esta Hecho e, decidida a conquistar de uma vez por todas o mercado norte-americano, trabalhou em parceria com o rapper Lil’ Wayne e o produtor Timbaland em um novo single voltado exclusivamente para os Estados Unidos. O resultado, até agora, foi mais de meio milhão de cópias vendidas por todo o mundo com o álbum She Wolf.

Mas nada disso parece ser o bastante para Shakira. Para 2010, ela planeja lançar um disco voltado para o mercado latino, seu próprio perfume, sair em turnê e ainda engravidar. Há dúvidas de que ela conseguirá?

Por Josimar Rosa - Portal Shakira

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!