CURIOSIDADES

Shakira traz lobos, ciganos e outras tendências em seu novo trabalho

13:03:00 Jonas Schell 0 Comments

Podemos afirmar, que lobos, ciganos, e muitas outras tendências invadiram o mundo dos fãs da diva Shakira. Após badalar o mundo, com "She Wolf", fazendo o mundo inteiro uivar de tanata emoção, a diva promete mais uma explosão com o sucesso "Gitana (Gypsy)", que virá no seu novo CD em espanhol.

http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/l/lobo-7476.jpg

Sobre a história de pessoas que viram lobos, todos já sabemos a lenda. Mas sobre o ciganos, o que você sabe? Estou trazendo um pouquinho sobre esse povo que encanta o mundo a milhares de anos.

"...Muitos mitos tem sido elaborados sobre a orígem desse misterioso povo presente em todas as nações do ocidente, chamado de maneiras diferentes, comumente conhecidos como gitanos, ciganos, zíngaros, etc., cujo nome verdadeiro é Rom (ou melhor, Rhom) para a maioria dos grupos e Sintos para os demais. Não exporemos aqui as lendas universalmente reconhecidas como tais, a não ser o último mito mais largamente difundido que ainda é considerado como verdade: a presumida orígem indo-européia.

O fato de que o povo rom chegou à Europa proveniente de algum lugar da India não significa que tenham vindo de sua terra de orígem. Todos viemos de algum lugar onde nossos ancestrais viveram, quiçá tendo chegado eles mesmos de algum outro país. Toda a hipótese que sustenta a orígem indo-européia se apóia num único elemento: o idioma romanês. Tal teoria não leva em conta outros fatores culturais muito mais importantes que evidenciam claramente que o povo rom não tem nada em comum com as gentes da India, exceto elementos linguísticos.

Se devêssemos levar a sério uma hipótese que se baseia sómente no idioma para determinar a orígem do povo, chegaríamos à conclusão de que quase todos os norte-africanos vieram da Arábia, que os judeus ashkenazim são uma tribo germânica, que os judeus sefaraditas são simplesmente espanhóis que praticam outra religião e não que são um povo diferente, etc. Os afro-americanos não sabem sequer que idioma falavam seus ancestrais e portanto deveriam considerar-se ingleses.

Definitivamente, o idioma por si mesmo não é suficiente para definir a pertinência étnica, e todos os demais fatores determinantes são contrários à idéia de uma orígem indiana do povo rom - incluindo alguns elementos presentes no próprio idioma romaní. Os fatores mais importantes que permanecem em todo povo desde a mais remota antiguidade são de consistência espiritual, que se manifestam nos sentimentos mais íntimos, comportamentos típicos, memória coletiva, quer dizer, na herança atávica..."

http://www.salves.com.br/fotos/fullmoon.jpg

Saiba mais sobre a origem, os mitos e as evidência do povo cigano. Acesse o materia "A verdadeira orígem dos Ciganos (Rom e Sintos)" na íntegra.

0 comentários:

Olá! Que bom que você lembrou de deixar um recadinho. Volte sempre!